quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Técnicas de Massagem com fins terapêuticos e suas indicações




#A Massagem Anti-Stress conhecida também como massagem terapêutica feita através de manobras realizadas harmoniosamente, com fins preventivos e terapêuticos. Apesar de ser feita de forma superficial, ela beneficia à pele, aos músculos, às circulações sanguínea e linfática e ainda os sistemas nervoso e respiratório.
#O Shiatsu foi desenvolvido com base na técnica do Anma que utiliza pressão, fricção, alongamento, compressão, massagem e estimulação dos meridianos onde passa a energia vital e com isso, promove a saúde do corpo, desbloqueando ou estimulando a energia para que siga o seu fluxo correto e promovendo assim, a auto-cura.
#A  Reflexologia é, na verdade, uma mistura de técnicas de várias origens. Baseia-se no princípio de que existem pontos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão ou estrutura do corpo. E, ao massagear cada um desses pontos, é possível reduzir a tensão em todo o organismo.




#O Realinhamento ou reequilíbrio dos chackras não tem propósito de aliviar problemas específicos e imediatos mas sim melhorar o estado de equilíbrio como um todo.




#A Massagem Ayurvédica  é uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas aos músculos e tecidos.Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, a massagem Ayurvédica propicia um realinhamento postural, alívio de tensões (por vezes crônica) no corpo físico, fortalece o sistema imunológico, e tem efeitos anti-stress e anti-depressivos.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Técnicas de Massagem com fins estéticos e suas indicações





#A Massagem Turbinada é uma lipoescultura com as mãos, baseada em princípio de terapia chinesa e em pontos que auxiliem a Modelagem Corporal. Realiza movimentos intensos, rápidos e repetitivos, muitas vezes com auxílio do massageador acima que ativam a circulação, trabalhando a gordura localizada e finalizada com movimentos de drenagem. São utilizados 5 tipos de produtos (esfoliante, hiperemiante, mobilizador de gordura, lipoforce e o creme de massagem).



#A Massagem modeladora como o próprio nome diz, visa realizar uma modelagem corporal. É feita com a utilização de produtos que contenham propriedades capazes de auxiliar na descompactação e eliminação da gordura localizada.Feita com movimentos vigorosos, deixa a pele vermelha devido à estimulação da circulação sanguínea local e periférica. Mas, é importante esclarecer que esta massagem não deve deixar hematomas.




#A Bambuterapia é a sensação do momento para quem busca alternativas estéticas  modernas e procura associá-las para o seu bem estar. As vantagens desta técnica são muitas: relaxamento e alívio de tensões, tonificação muscular, desintoxicação, ativação da circulação sanguínea, drenagem linfática, regeneração e revitalização da pele, auxilia no tratamento da celulite, flacidez e remodelagem da silhueta.


#A Drenagem Linfática é uma técnica que auxilia o sistema linfático a drenar os líquidos excedentes que circulam entre as células, mantendo o equilíbrio hídrico, limpando e desintoxicando o corpo.Algumas indicações:  Tratamento pré ou pós-operatório, Pós traumatismo, Insuficiência venosa, Edemas, Período de TPM e Insônia.



# A Argiloterapia é um tratamento corporal realizado com esfoliantes, argila e hidratantes com o objetivo de promover uma limpeza na pele removendo a camada de células mortas deixando-a limpa, oxigenada e hidratada, ajuda também a prevenir e solucionar problemas com pêlos encravados. O resultado é uma pele limpa, com suavidade natural, um corpo relaxado e uma sensação de bem-estar.

#A Gessoterapia ou lipoescultura gessada é a terapia que usa o gesso como auxiliar no combate de celulites, estrias, gordura localizada e ainda flacidez. O tratamento é feito em várias sessões e o uso pode durar em torno de 3 a 5 horas, gesso é colocado onde há celulite, flacidez e a gordura localizada é algo que exige a máxima paciência do paciente mas os resultados aparecem já com as primeiras sessões. a celulite vai diminuindo, assim como a gordura e a flacidez.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

As Aulas de Pilates


O Studio Mix oferece aulas em grupos de no mínimo 4 alunos e no máximo 8, 10 ou 12 dependendo do nível de aptidão física do aluno com duração de 50 minutos e aulas individualizadas.  Alternando exercícios no solo (Mat Pilates) e nos aparelhos, criamos uma série de exercícios para fortalecer, alongar, tonificar o corpo e reabilitar lesões, num ambiente descontraído, sofisticado e seguro.Antes de iniciar a prática, o aluno passa por uma criteriosa avaliação física e postural, onde o profissional tem condições de identificar desvios posturais, músculos fracos e encurtados, além de lesões e dores.Com isso é possível traçar um programa apropriado aos objetivos de cada aluno que, durante a aula, realizará os exercícios mais indicados a seu caso particular, respeitando suas limitações e favorecendo a preservação de uma vida ativa, com harmonia do corpo e da mente.
Temos também aulas Personal e a aula Aeróbico com Mat Pilates.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A prática de Pilates também alivia o estresse do dia-a-dia!


 


Quem busca qualidade de vida sabe que uma das primeiras coisas que se tem a fazer é afastar o sedentarismo de sua rotina. É aí que muitas pessoas começam a se sentirem obrigadas por não gostarem de academias, ou por não terem muito tempo para se exercitar.
A boa notícia é que é possível cuidar do corpo (e mente) reservando apenas uma hora do dia, de duas a três vezes por semana. Essa é a frequência exigida, por exemplo, para a prática do Pilates, atividade que promove o trabalho das capacidades físicas como: equilíbrio, força, resistência e coordenação, além de melhorar a postura e relaxar o corpo de forma global.
Os benefícios obtidos quando se pratica Pilates não terminam por aí: além de deixar o corpo mais saudável e bonito, ajuda a combater o estresse. Além de mobilizar a coluna, iniciamos o trabalho sempre do centro para a periferia, o que ajuda na ativação nos músculos estabilizadores, que vão aliviar tensões musculares desnecessárias.
Qualquer pessoa pode fazer Pilates! O método respeita o grau de condicionamento físico do aluno e, por isso, é possível realizar modificações nos exercícios que podem adequar-se ao aluno iniciante, intermediário e avançado. Alguns médicos, inclusive, indicam o Pilates para crianças como forma de reeducação postural ou até mesmo como uma atividade que relaxa e melhora a concentração.

Relacionados aos benefícios contra o estresse estão:
·         Aumento da autoconfiança;
·         Ganho de consciência corporal;
·         Melhora da postura;
·         Alívio de tensões e dores;
·         Aprimoramento da coordenação e do equilíbrio;
·         Prevenção de lesões.

Mantenha a prática dos exercícios sempre, em média, no mesmo horário para não influenciar na resposta da temperatura corporal ou gasto energético, assim, evitando tensões, ansiedade ou estresse externo em época de alterações pessoais e/ou profissionais.
Procure treinar em local, com profissionais qualificados e com materiais apropriados para a prática, o que vai refletir num aumento da auto-estima e confiança. 
E aproveitem para conhecer o novo studio de pilates do Studio Mix - Academia para Mulheres, que será inaugurado dia 11 de Agosto de 2012.
Agende seu horário, esperamos por vocês. 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Equipamentos e acessórios para a prática do Pilates


Para a prática do Pilates utilizam-se aparelhos que facilitam o aprendizado do movimento correto, através de molas que assistem e resistem ao movimento. Além disso, o aluno irá realizar também exercícios no solo (Mat Pilates), utilizando diversos acessórios. Dependendo da força e da flexibilidade do aluno, os equipamentos irão determinar o nível de ajuda ou de dificuldade. Dessa forma o aluno terá uma diversificação  enorme nos exercícios e variações personalizadas nas  aulas.
  • Reformers
  • Cadillac
  • Tábua de Molas
  • Cadeira
  • Ladder Barrel
  • Carrinhos
  • Bolas
  • Elásticos
  • Círculos Mágicos
  • Bolinhas de resistência
  • Rolos
  • Mini-Bolas de Estabilidade
  • Discos de Rotação
  • Bosu

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A importância do Pilates para idosos


É de suma importância uma atividade física regular e moderada nos idosos para um melhor controle muscular, aumento de força, de flexibilidade, postura, prevenção de lesões, aumento da auto estima e alívio de dores musculares e articulares.
No método Pilates o que chamamos de centro de força, são músculos profundos e estabilizadores como o tranverso e multifideos que também podem ser ativados com a respiração ou contração de assoalho pélvico, proporcionando fortalecimento desta musculatura especifica que com o treinamento do pilates melhora toda organização corporal.
Com o passar dos anos, a falta de exercicios 
enfraquece toda a musculatura , nos fazendo perder tônus muscular, a flexibilidade diminui por falta de alongamentos e vida sedentária. 
Com o tempo as articulações mal alinhadas e fracas facilitam a instalação de lesões e osteoartroses nos idosos. Em algumas situações, pode impedir a movimentação até em atividades mais corriqueiras, como caminhar, passear com os cachorros e outras.
O Pilates ajuda ao idoso a trabalhar com alongamentos e exercícios de força para melhorar a flexibilidade, coordenação motora, resistência e bem estar que o método proporciona a todos que o praticam.

sábado, 18 de agosto de 2012

Benefícios do Pilates

- alongamento e maior controle corporal
- correção postural;
- avaliação da flexibilidade;
- tônus e força muscular;
- alívio de tensões estresse e dores crônicas;
- desenvolvimento da consciência corporal;
- melhora da mobilidade das articulações;
- estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- fortalecimento dos órgãos internos;
- trabalho da respiração;
- aumento da sensação geral de bem estar.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Origem do Método Pilates



Pilates e sua esposa

Joseph Pilates nasceu na Alemanha em 1880 e morreu em 1967, tinha um eterno interesse pelaatividade física. Sofrendo de asma e febre reumática quando era criança, buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas, estudou a Yoga, zen budismo, regimes gregos e romanos. E aos 14 anos, contam seguidores do professor, estava em tão boa forma que podia posar para mapas de anatomia. 
Durante a primeira guerra mundial foi mandado para a Inglaterra como enfermeiro. Neste período ficou inspirado a desenvolver o método para ajudar seus pacientes que tinham problemas físicos. Ele treinou outros estrangeiros utilizando exercícios de cultura física que ele mesmo desenvolvera. Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da Inglaterra, em 1918. Aperfeiçoou a prática após a guerra, dando treinamento à polícia de Hamburgo (Alemanha), e em 1920 já tinha um método estruturado, iniciou uma fundação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos. 
Em 1926, Pilates emigrou para os estados unidos, e foi na viagem de navio que conheceu clara, sua futura esposa. Juntos, trouxeram a idéia para New York City abrindo seu estúdio: Pilates Studio. Lá Pilates ensinou e formou instrutores no intitulado Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido como Arte do Controle ou Contrologia. O estúdio funciona até hoje, e foi nele que Joseph e Clara supervisionaram seus clientes pessoalmente, até a década de 1960. Conquistou os primeiros seguidores famosos entre dançarinos como Martha Graham e George Balanchine, que o recomendaram a seus próprios alunos como treinamento. Pilates morreu em 1967, aos 87 anos, em decorrência de um incêndio no estúdio. 
Ultimamente o método é usado por todo o mundo por indivíduos de todos os níveis de condicionamento físico assim como por companhias de danças como as que apresentam em shows na Broadway (citado como exemplo: Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine, Hanya Holm and Jerome Robbins), e personalidades como: Gregory Peck and Katharine Hepburn e atuais como Madonna, Jessica Lange, Michael Crawford, Joan Collins, Greta Scacchi, Sigourney Weaver, Britt Ekland, Pat Cash, Kristi Yamaguchi, Stefanie Powers, Wayne Sleep e Tracy, além de estudantes de universidades, times esportivos, spas, academias, clínicas e clubes. 
Segundo artigo publicado pela revista E.F. Confef ano III nº 11 - março de 2004, em 1941, a Romana kryzanowska iniciou seus treinamentos sob a supervisão de Joseph e Clara Pilates. Após a morte de pilates, Romana, sua maior pupila, continuou a estudar e ensinar o método. Clara veio a nomear Kryzanowska como tutora do Método Pilates de Condicionamento Físico, pretendendo que nenhuma pessoa utilizasse o nome Pilates sem autorização. Em 1970, Clara Pilates transferiu todos os direitos pra a empresa de Romana, denominada 939 Studio Corp. que mais tarde transferiria novamente esses direitos a Aris Isotoner Gloves, Inc. ficando Romana somente com a responsabilidade sobre as aulas e treinamento. O método também era ensinado por Sean Gallagher na Filadélfia. Ambos se tornaram sócios e Sean adquiriu os direitos autorais sobre as marcas e sobre o método pilates no mundo inteiro. Constituindo a empresa Pilates, Inc., com sede em New York, que detém os direitos de uso das marcas Pilates e The Pilates Studio. 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Pilates na atualidade


O repertório original de 34 exercícios de Pilates tem sido expandido 
e modificado por instrutores e organizações de certificado pelo mundo. 
Entretanto, o foco em fortalecimento e alongamento do corpo 
permanece como um ingrediente essencial de treino. 
Hoje, a maioria dos instrutores tem sua origem traçada a partir do
estúdio de Fletcher,em Los Angeles.
Fletcher possuía um conhecimento profundo do sistema, 
tendo adicionado importantes contribuições a ele.
Sua presença e influência alcançaram grandes dimensões,
criando um grande fluxo de formação de instrutores, 
ao longo da Califórnia, do Texas, Colorado e, em última instância, no mundo. 

A segunda geração de instrutores é bastante vasta e 
inclui nomes como: Bárbara Huttner,Steve Giordano, Jillian Hessel, Fran Lehen,
 Deborah Lessen, Michele Larsson, Mary Kasakove e Brenda Anderson. 
Atualmente, a quinta geração de instrutores difunde a técnica para o grande público,
introduzindo-a em centros de fitness, universidades, escolas de dança, clínicas, 
centros de reabilitação e hospitais. O maior reconhecimento internacional da técnica, 
no meio científico, começou a acontecer em 1984, com o Centro de Medicina 
dos Esportes de Saint Francis Memorial Hospital, em São Francisco. 
O Centro Saint Francis abriu um espaço para reabilitação de dançarinos e atletas, 
utilizando a técnica de Pilates. 
O trabalho do Saint Francis foi incorporado na medicina social e em programas de 
conhecimento físico e prevenção de disfunções músculo-esqueléticas.
Elizabeth Larkam, dançarina e instrutora de Pilates, co-autora do projeto, 
foi uma das principais responsáveis pelo êxito do trabalho. Ela acabou por 
associar-se aBrent Anderson, fisioterapeuta, na criação da Polestar Education,
em 1990. Brent, intrigado com uma técnica que produzia resultados tão satisfatórios 
(apesar das extremas divergências de estilo entre os instrutores da primeira geração, 
com quem estudou), dedicou-se ao estudo dos princípios comuns desse sistema de
exercícios. 
Uma maior fundamentação científica foi incluída, surgindo, com a Polestar Education,
o primeiro currículo de Pilates para a reabilitação.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O que é Pilates?

Pilates é o último nome de Joseph Hubertus Pilates, criador de um sistema alternativo de movimento extremamente benéfico.
 O sistema de exercícios utiliza princípios específicos para promover o equilíbrio entre corpo e mente, desenvolvendo corpos fortes, alongados e flexíveis. 
O objetivo maior do Método Pilates é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão de seus corpos. Desse modo, todos poderão usá-los de forma mais eficiente, aprimorando sua performance nas atividades de vida diária e profissional. 
O resultado: melhoria da qualidade de vida. 
"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE". Pilates, 1934. 

O sistema criado por Joseph Pilates tem diversas influências, dentre elas a Hatha-Yoga, os exercícios gregos e romanos, a meditação Zen, a abordagem analítica da mecânica corporal,a  postura e a respiração corretas.
Os seis princípios do sistema sãoconcentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.