sábado, 18 de agosto de 2012

Benefícios do Pilates

- alongamento e maior controle corporal
- correção postural;
- avaliação da flexibilidade;
- tônus e força muscular;
- alívio de tensões estresse e dores crônicas;
- desenvolvimento da consciência corporal;
- melhora da mobilidade das articulações;
- estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- fortalecimento dos órgãos internos;
- trabalho da respiração;
- aumento da sensação geral de bem estar.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Origem do Método Pilates



Pilates e sua esposa

Joseph Pilates nasceu na Alemanha em 1880 e morreu em 1967, tinha um eterno interesse pelaatividade física. Sofrendo de asma e febre reumática quando era criança, buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas, estudou a Yoga, zen budismo, regimes gregos e romanos. E aos 14 anos, contam seguidores do professor, estava em tão boa forma que podia posar para mapas de anatomia. 
Durante a primeira guerra mundial foi mandado para a Inglaterra como enfermeiro. Neste período ficou inspirado a desenvolver o método para ajudar seus pacientes que tinham problemas físicos. Ele treinou outros estrangeiros utilizando exercícios de cultura física que ele mesmo desenvolvera. Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da Inglaterra, em 1918. Aperfeiçoou a prática após a guerra, dando treinamento à polícia de Hamburgo (Alemanha), e em 1920 já tinha um método estruturado, iniciou uma fundação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos. 
Em 1926, Pilates emigrou para os estados unidos, e foi na viagem de navio que conheceu clara, sua futura esposa. Juntos, trouxeram a idéia para New York City abrindo seu estúdio: Pilates Studio. Lá Pilates ensinou e formou instrutores no intitulado Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido como Arte do Controle ou Contrologia. O estúdio funciona até hoje, e foi nele que Joseph e Clara supervisionaram seus clientes pessoalmente, até a década de 1960. Conquistou os primeiros seguidores famosos entre dançarinos como Martha Graham e George Balanchine, que o recomendaram a seus próprios alunos como treinamento. Pilates morreu em 1967, aos 87 anos, em decorrência de um incêndio no estúdio. 
Ultimamente o método é usado por todo o mundo por indivíduos de todos os níveis de condicionamento físico assim como por companhias de danças como as que apresentam em shows na Broadway (citado como exemplo: Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine, Hanya Holm and Jerome Robbins), e personalidades como: Gregory Peck and Katharine Hepburn e atuais como Madonna, Jessica Lange, Michael Crawford, Joan Collins, Greta Scacchi, Sigourney Weaver, Britt Ekland, Pat Cash, Kristi Yamaguchi, Stefanie Powers, Wayne Sleep e Tracy, além de estudantes de universidades, times esportivos, spas, academias, clínicas e clubes. 
Segundo artigo publicado pela revista E.F. Confef ano III nº 11 - março de 2004, em 1941, a Romana kryzanowska iniciou seus treinamentos sob a supervisão de Joseph e Clara Pilates. Após a morte de pilates, Romana, sua maior pupila, continuou a estudar e ensinar o método. Clara veio a nomear Kryzanowska como tutora do Método Pilates de Condicionamento Físico, pretendendo que nenhuma pessoa utilizasse o nome Pilates sem autorização. Em 1970, Clara Pilates transferiu todos os direitos pra a empresa de Romana, denominada 939 Studio Corp. que mais tarde transferiria novamente esses direitos a Aris Isotoner Gloves, Inc. ficando Romana somente com a responsabilidade sobre as aulas e treinamento. O método também era ensinado por Sean Gallagher na Filadélfia. Ambos se tornaram sócios e Sean adquiriu os direitos autorais sobre as marcas e sobre o método pilates no mundo inteiro. Constituindo a empresa Pilates, Inc., com sede em New York, que detém os direitos de uso das marcas Pilates e The Pilates Studio. 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Pilates na atualidade


O repertório original de 34 exercícios de Pilates tem sido expandido 
e modificado por instrutores e organizações de certificado pelo mundo. 
Entretanto, o foco em fortalecimento e alongamento do corpo 
permanece como um ingrediente essencial de treino. 
Hoje, a maioria dos instrutores tem sua origem traçada a partir do
estúdio de Fletcher,em Los Angeles.
Fletcher possuía um conhecimento profundo do sistema, 
tendo adicionado importantes contribuições a ele.
Sua presença e influência alcançaram grandes dimensões,
criando um grande fluxo de formação de instrutores, 
ao longo da Califórnia, do Texas, Colorado e, em última instância, no mundo. 

A segunda geração de instrutores é bastante vasta e 
inclui nomes como: Bárbara Huttner,Steve Giordano, Jillian Hessel, Fran Lehen,
 Deborah Lessen, Michele Larsson, Mary Kasakove e Brenda Anderson. 
Atualmente, a quinta geração de instrutores difunde a técnica para o grande público,
introduzindo-a em centros de fitness, universidades, escolas de dança, clínicas, 
centros de reabilitação e hospitais. O maior reconhecimento internacional da técnica, 
no meio científico, começou a acontecer em 1984, com o Centro de Medicina 
dos Esportes de Saint Francis Memorial Hospital, em São Francisco. 
O Centro Saint Francis abriu um espaço para reabilitação de dançarinos e atletas, 
utilizando a técnica de Pilates. 
O trabalho do Saint Francis foi incorporado na medicina social e em programas de 
conhecimento físico e prevenção de disfunções músculo-esqueléticas.
Elizabeth Larkam, dançarina e instrutora de Pilates, co-autora do projeto, 
foi uma das principais responsáveis pelo êxito do trabalho. Ela acabou por 
associar-se aBrent Anderson, fisioterapeuta, na criação da Polestar Education,
em 1990. Brent, intrigado com uma técnica que produzia resultados tão satisfatórios 
(apesar das extremas divergências de estilo entre os instrutores da primeira geração, 
com quem estudou), dedicou-se ao estudo dos princípios comuns desse sistema de
exercícios. 
Uma maior fundamentação científica foi incluída, surgindo, com a Polestar Education,
o primeiro currículo de Pilates para a reabilitação.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O que é Pilates?

Pilates é o último nome de Joseph Hubertus Pilates, criador de um sistema alternativo de movimento extremamente benéfico.
 O sistema de exercícios utiliza princípios específicos para promover o equilíbrio entre corpo e mente, desenvolvendo corpos fortes, alongados e flexíveis. 
O objetivo maior do Método Pilates é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão de seus corpos. Desse modo, todos poderão usá-los de forma mais eficiente, aprimorando sua performance nas atividades de vida diária e profissional. 
O resultado: melhoria da qualidade de vida. 
"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE". Pilates, 1934. 

O sistema criado por Joseph Pilates tem diversas influências, dentre elas a Hatha-Yoga, os exercícios gregos e romanos, a meditação Zen, a abordagem analítica da mecânica corporal,a  postura e a respiração corretas.
Os seis princípios do sistema sãoconcentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.