sábado, 30 de agosto de 2014

DICA 4 : AS GORDURAS


Os alimentos, tanto os naturais como os processados, podem conter vários tipos de gordura. Alguns tipos têm efeito positivo à saúde, aumentando o HDL, que é o "colesterol bom" enquanto outros podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL, o "colesterol ruim". Mesmo os tipos de gordura benéfica devem ser consumidos com moderação, pois qualquer tipo de gordura contém mais calorias do que proteínas e carboidratos.
As gorduras insaturadas, que pode ser dividida em:
    • monoinsaturada (benéfico)
    • poliinsaturada (benéfico)
    • gordura trans (prejudicial)
    • gordura saturada (prejudicial)

Gordura Monoinsaturada e Poliinsaturada

Esses 2 tipos de gorduras insaturadas têm um efeito positivo para a saúde. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. O corpo necessita de gorduras para que o corpo absorva as vitaminas A, D, E e K. Mas, seu consumo deve ser moderado pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias.
A gordura monoinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
  • abacate
  • óleo de canola
  • azeite de oliva
  • óleo de girassol
  • óleo de gergelim
  • óleo de amendoim
A gordura poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
  • peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9)
  • soja
  • óleo de peixe
  • grãos


Gordura Saturada

Ainda existem controvérsias sobre os efeitos maléficos da gordura saturada para a saúde do homem. No geral, especialistas condenam a gordura saturada, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos. Porém, existem especialistas que contestam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por trás dessa má fama estão as indústrias que queriam promover a gordura trans como uma melhor alternativa.
As gorduras saturadas podem ser encontradas no óleo e derivados de côco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.

Gordura Trans

As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais, como acontece com a margarina. A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como:
  • aumento da validade do produto
  • podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida.
  • menor necessidade de regrigeração
As gorduras trans também podem ser encontradas em pequenas quantidades naturalmente, como no leite de animais ruminantes.
A gordura trans deve ser evitada pois estudos indicam que o consumo de gorduras trans em maiores quantidades está ligado ao desenvolvimentos de doenças do coração.

sábado, 23 de agosto de 2014

DICA 3: Aumentar o consumo de água

O consumo da água ajuda a ter vários benefícios,  limpa o organismo, retira toxinas através do suor , da urina e das fezes, auxilia no transporte de nutrientes e facilita outras funções orgânicas, tais como síntese de gordura.
Por isso é importante consumir água todo o dia,  de preferência ingerir um copo de água por hora.
Veja na tabela abaixo alguns alimentos ricos em água:

sábado, 16 de agosto de 2014

Continuação...DICA 2

Continuando nossa postagem anterior a dica 2 que tenho é sobre a ingestão de sal e açúcar.
Muito cuidado com a ingestão de ambos, pois são responsáveis pelo aumento do nosso paladar, atualmente são usados em excesso, e principalmente nos produtos industrializados. O uso em grande quantidade de sal provoca problemas cardíacos e aumento de pressão arterial. O açúcar em excesso pode levar ao diabetes e também faz mal ao coração.

VEJA ABAIXO A IMAGEM:


sábado, 2 de agosto de 2014

DICAS PARA UM EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

O mês de agosto está inciando e muita gente em dúvida sobre alimentação e treinos para emagrecer para o verão... Daí preparei umas dicas práticas que vão ajudar vocês  perder peso sem sacrifício.Segue abaixo:
Dica 1: Aumentar o consumo de fibras


Muita gente não sabe o que são fibras, vamos lá. Fibras são componentes dos alimentos que não são digeridos pelo organismo, elas passam quase intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes, também não tem valor nutritivo, nem energético, ou seja elas não tem calorias. Fica a pergunta e para que servem as fibras? 
Como não são digeridas, elas vão para o intestino, onde atuam como vassouras que carregam os resíduos e a gordura excedente na alimentação e com isso baixam os níveis de colesterol absorvido, ajudam a prevenir doenças cardíacas e câncer no intestino, proporcionam sensação de saciedade, ajudando assim na perda de peso além de garantir uma pele saudável e bonita.
As fibras são classificadas em 2 tipos: 
Fibras insolúveis são as que dão textura firme de alguns alimentos, como farelo de trigo e as hortaliças, elas retêm uma quantidade maior de água, produzindo fezes mais macias e com maior volume e com isso ajudam o intestino a funcionar melhor. Suas principais fontes são farelos de cereais, grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoim, algumas frutas como pêra, maçã, e algumas hortaliças como ervilha, cenoura,brócolis.
As fibras solúveis são macias se transformam em gel e permanecem mais tempo em nosso estômago e dá sensação de saciedade.Esse gel atrai moléculas de gordura e açúcar, que são eliminados pelas fezes. Daí estas fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue. E são encontradas nas leguminosas feijão, lentilha, ervilha, nas sementes, nos farelos , aveia, cevada, arroz, nas frutas, a polpa de maçã, laranja, banana e hortaliças, cenoura, batata, uma observação muito importante: é aconselhável introduzir as fibras gradualmente na dieta, para que o aparelho digestivo tenha tempo de se adaptar. Se aumentarmos demais o consumo de fibra de uma hora para outra, há chances de termos problemas sérios de gases, diarréias, cólicas e prisão de ventre. 
Outro cuidado necessário é aumentar a ingestão de água, pois sem a água as fibras se transformam em lixas e com água elas ajudam a escorregar pelo tubo intestinal.

 Do contrário, você poderá sentir fortes cólicas abdominais e ter sérios problemas com prisão de ventre.A ingestão exagerada de fibras na alimentação também é prejudicial, porque pode causar oclusão intestinal e a redução na absorção de elementos importantes da alimentação, como o cálcio, zinco, magnésio, fosforo e ferro.


sábado, 3 de maio de 2014

O PODER DO GENGIBRE

O gengibre é um termogênico que faz nosso corpo trabalhar mais e, consequentemente, queimar calorias. Suas propriedades emagrecedoras foram confirmadas por cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram os efeitos de um chá bem forte, que pode ser consumido gelado. Os estudiosos notaram que, além de aumentar o gasto calórico até quando estamos em repouso, o gengibre ajuda a diminuir a fome.
O gengibre ainda ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata, combater enjoos, diminuir as cólicas menstruais, prevenir e tratar gripes e resfriados, reduzir o colesterol e diminuir as dores musculares que podem surgir depois de uma aula de ginástica mais puxada.

Aprenda, então, a preparar o chá de gengibre!

Ferva 180 ml de água e dissolva 1 colher (sopa) de gengibre em pó ou 8 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado. Achou o sabor forte demais? Dilua em mais água. Acrescente gotas de limão ou hortelã depois que o chá esfriar a gosto.


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

BOM DIA MENINAS!!!!

SEGUNDO ÀS REGRAS SÓ HOUVE UMA VENCEDORA
 DA PROMOÇÃO 1 MÊS DE PILATES:

CARLA DANY MENESES