sábado, 30 de agosto de 2014

DICA 4 : AS GORDURAS


Os alimentos, tanto os naturais como os processados, podem conter vários tipos de gordura. Alguns tipos têm efeito positivo à saúde, aumentando o HDL, que é o "colesterol bom" enquanto outros podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL, o "colesterol ruim". Mesmo os tipos de gordura benéfica devem ser consumidos com moderação, pois qualquer tipo de gordura contém mais calorias do que proteínas e carboidratos.
As gorduras insaturadas, que pode ser dividida em:
    • monoinsaturada (benéfico)
    • poliinsaturada (benéfico)
    • gordura trans (prejudicial)
    • gordura saturada (prejudicial)

Gordura Monoinsaturada e Poliinsaturada

Esses 2 tipos de gorduras insaturadas têm um efeito positivo para a saúde. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. O corpo necessita de gorduras para que o corpo absorva as vitaminas A, D, E e K. Mas, seu consumo deve ser moderado pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias.
A gordura monoinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
  • abacate
  • óleo de canola
  • azeite de oliva
  • óleo de girassol
  • óleo de gergelim
  • óleo de amendoim
A gordura poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
  • peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9)
  • soja
  • óleo de peixe
  • grãos


Gordura Saturada

Ainda existem controvérsias sobre os efeitos maléficos da gordura saturada para a saúde do homem. No geral, especialistas condenam a gordura saturada, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos. Porém, existem especialistas que contestam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por trás dessa má fama estão as indústrias que queriam promover a gordura trans como uma melhor alternativa.
As gorduras saturadas podem ser encontradas no óleo e derivados de côco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.

Gordura Trans

As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais, como acontece com a margarina. A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como:
  • aumento da validade do produto
  • podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida.
  • menor necessidade de regrigeração
As gorduras trans também podem ser encontradas em pequenas quantidades naturalmente, como no leite de animais ruminantes.
A gordura trans deve ser evitada pois estudos indicam que o consumo de gorduras trans em maiores quantidades está ligado ao desenvolvimentos de doenças do coração.

sábado, 23 de agosto de 2014

DICA 3: Aumentar o consumo de água

O consumo da água ajuda a ter vários benefícios,  limpa o organismo, retira toxinas através do suor , da urina e das fezes, auxilia no transporte de nutrientes e facilita outras funções orgânicas, tais como síntese de gordura.
Por isso é importante consumir água todo o dia,  de preferência ingerir um copo de água por hora.
Veja na tabela abaixo alguns alimentos ricos em água:

sábado, 16 de agosto de 2014

Continuação...DICA 2

Continuando nossa postagem anterior a dica 2 que tenho é sobre a ingestão de sal e açúcar.
Muito cuidado com a ingestão de ambos, pois são responsáveis pelo aumento do nosso paladar, atualmente são usados em excesso, e principalmente nos produtos industrializados. O uso em grande quantidade de sal provoca problemas cardíacos e aumento de pressão arterial. O açúcar em excesso pode levar ao diabetes e também faz mal ao coração.

VEJA ABAIXO A IMAGEM:


sábado, 2 de agosto de 2014

DICAS PARA UM EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

O mês de agosto está inciando e muita gente em dúvida sobre alimentação e treinos para emagrecer para o verão... Daí preparei umas dicas práticas que vão ajudar vocês  perder peso sem sacrifício.Segue abaixo:
Dica 1: Aumentar o consumo de fibras


Muita gente não sabe o que são fibras, vamos lá. Fibras são componentes dos alimentos que não são digeridos pelo organismo, elas passam quase intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes, também não tem valor nutritivo, nem energético, ou seja elas não tem calorias. Fica a pergunta e para que servem as fibras? 
Como não são digeridas, elas vão para o intestino, onde atuam como vassouras que carregam os resíduos e a gordura excedente na alimentação e com isso baixam os níveis de colesterol absorvido, ajudam a prevenir doenças cardíacas e câncer no intestino, proporcionam sensação de saciedade, ajudando assim na perda de peso além de garantir uma pele saudável e bonita.
As fibras são classificadas em 2 tipos: 
Fibras insolúveis são as que dão textura firme de alguns alimentos, como farelo de trigo e as hortaliças, elas retêm uma quantidade maior de água, produzindo fezes mais macias e com maior volume e com isso ajudam o intestino a funcionar melhor. Suas principais fontes são farelos de cereais, grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoim, algumas frutas como pêra, maçã, e algumas hortaliças como ervilha, cenoura,brócolis.
As fibras solúveis são macias se transformam em gel e permanecem mais tempo em nosso estômago e dá sensação de saciedade.Esse gel atrai moléculas de gordura e açúcar, que são eliminados pelas fezes. Daí estas fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue. E são encontradas nas leguminosas feijão, lentilha, ervilha, nas sementes, nos farelos , aveia, cevada, arroz, nas frutas, a polpa de maçã, laranja, banana e hortaliças, cenoura, batata, uma observação muito importante: é aconselhável introduzir as fibras gradualmente na dieta, para que o aparelho digestivo tenha tempo de se adaptar. Se aumentarmos demais o consumo de fibra de uma hora para outra, há chances de termos problemas sérios de gases, diarréias, cólicas e prisão de ventre. 
Outro cuidado necessário é aumentar a ingestão de água, pois sem a água as fibras se transformam em lixas e com água elas ajudam a escorregar pelo tubo intestinal.

 Do contrário, você poderá sentir fortes cólicas abdominais e ter sérios problemas com prisão de ventre.A ingestão exagerada de fibras na alimentação também é prejudicial, porque pode causar oclusão intestinal e a redução na absorção de elementos importantes da alimentação, como o cálcio, zinco, magnésio, fosforo e ferro.